segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Palácio Tomé de Souza - Arq João Filgueiras Lima, Lelé, 1986 - Salvador BA

         Localizada na primeira praça do País, criada por Tomé de Souza, antigo endereço do poder federal, depois estadual. A Prefeitura Municipal depois de circular fora do centro histórico voltou à Praça Municipal e se instalou num novo palácio de aço e vidro, sobre um jardim que era muito mais a cicatriz de uma demolição. Um projeto apressado, sem o encanto de uma arquitetura "pós-moderna", mas acabou se acomodando ao ambiente, estabelecendo uma dialética entre o novo e o antigo.
         Há uma grande escada metálica externa, que dá acesso a um patamar de entrada, situado 2.8m acima do nível do terreno.
uma caixa de aço e vidro suspendida por vigas transversais, sintetiza o conceito com sua austeridade geométrica e sintaxe homogênea elevadas a tal grau que o prédio se reduz a um vazio contido pela pele periférica.
         Transparência (resultado do intenso uso da vedação em vidro), a fluidez dos espaços e a aparentemente inexistente conexão público-privado. O desenho é composto por linhas mínimas, uma linguagem de planos superpostos e a ilusão de que ela está flutuando sobre o solo. A estrutura metálica foi usada como sistema estrutural, tendo no desenho dos pilares uma característica singular.

Crown Hall

Vedada por paredes-cortinas, onde o vidro é fosco na parte de baixo e transparente na parte de cima e completamente transparente na entrada.

Há uma enorme sala sem pilares interno e inteiramente transparente, envidraçada oferece um amplo espaço para alunos e professores da escola de arquitetura e projeto. O centro da sala é preenchido por trabalhos feitos pelos alunos. A construção é fechada por paredes-cortinas, de vidro fosco na parte inferior, com exceção da entrada. Há uma grande escada metálica externa, revestida de travertino, que dá acesso a um patamar de entrada, situado 6 pés acima do nível do terreno.

Uma obra bastante racional e minimalista, onde ‘less is more’ voltada sempre para as necessidades do lugar. A Planta Livre, a fachada Livre e a Janela em Banda. Não é construído em cima de estruturas que ficam ligadas ao solo elevando, assim, o edifício para que seja possível o trânsito por baixo da edificação. Todo o prédio do Crown Hall é inteiramente firmado e ligado ao chão (com exceção da escada frontal que possui uma leve elevação).

Comentários???